O projeto tem como objetivo limitar o mínimo possível a liberdade do utilizador, no entanto, existem princípios fundamentais que devem ser respeitados para que os objetivos propostos possam ser alcançados.
O filme assenta na lógica da transformação contínua, convidando o espectador, não apenas a acrescentar novos contributos, mas também a intervir no que já foi criado. Com base neste princípio e em conformidade com a duração máxima de cinco minutos imposta pelos critérios de avaliação do exercício, foi estipulado um limite de quatro minutos e cinquenta e três segundos, que não poderá ser ultrapassado. Sempre que esse limite for excedido, o início do filme será automaticamente removido, garantindo a conformidade pela duração estabelecida.
Pretende-se uma lógica de transformação contínua, por esse motivo, não será permitido apagar a totalidade do projeto. Tal ação não se enquadra numa dinâmica transformativa, mas antes numa lógica de destruição e sabotagem da vitalidade do próprio processo criativo. Caso essa situação ocorra, o projeto será revertido para o estado imediatamente anterior à eliminação.